Como instalar Windows no Virtualbox

Para algumas funções os nossos apps simulam o pressionamento de teclas, de forma a tornar o procedimento o mais humano possível, reduzindo a incidência de bloqueios ; por este motivo o app não deve ser minimizado. Exemplos de funcionalidades que não podem ser minimizadas são o envio de mensagens com anexo, por exemplo ; neste caso o app precisará estar em primeiro plano enquanto ‘digita’ o texto.

Uma alternativa para conseguir rodar nossos apps minimizados é instalar em uma máquina virtual. A máquina virtual roda uma instância separada do Windows , é como se você tivesse um outro computador dentro do seu computador. E aí neste caso a janela da máquina virtual poderá ficar minimizada enquanto nossos apps rodam.

Uma solução boa e gratuita de máquina virtual que funciona bem com nossos apps é VirtualBox.

Para seguir com o tutorial, precisaremos baixar dois arquivos : o instalador do Virtualbox e o instalador da versão do Windows desejada. Na data deste post, recomendamos Windows 10 ou 11.

Os links necessários para download estão abaixo :

Virtualbox : https://www.virtualbox.org

Windows 10 : https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

No caso de erro na instalação do Virtualbox : https://aka.ms/vs/17/release/vc_redist.x64.exe

Agora que temos os arquivos necessários, vamos primeiramente instalar o Virtualbox, clicando no seu instalador, como vemos agora.

Não é necessário mudar nenhuma configuração, apenas clique em Próximo até o instalador terminar.

Caso na instalação ocorra um erro solicitando baixar arquivos do Visual C, baixe e instale o arquivo no terceiro link que está na descrição do vídeo e tente instalar o Virtualbox novamente.

Após instalado, abra o Virtualbox e vamos agora criar nossa máquina virtual.

Clique no menu Máquina, e depois em Novo.

Vamos digitar um nome para nossa máquina virtual, por exemplo win10.

No campo Imagem ISO, iremos selecionar o arquivo com a instalação do Windows que baixamos anteriormente, como vemos agora.

Clique no botão Próximo, e depois em Próximo novamente.

Agora vamos selecionar a quantidade de memória RAM que queremos destinar à nossa máquina virtual. O recomendado para rodar bem os nossos apps são 4 gigabaites.

Vamos selecionar também a quantidade de processadores da máquina virtual. Aqui recomendamos colocar a metade da quantidade de processadores disponíveis ; por exemplo, se o seu computador tem 8 núcleos, seleciona 4 para a máquina virtual.

Lembramos que quanto melhor a configuração da máquina virtual, melhor os nossos apps irão rodar também.

Clique no botão Próximo e agora vamos escolher o espaço de armazenamento da máquina virtual. Recomendamos pelo menos 80 gigabaites, mas este valor pode variar de acordo com o espaço que você tem disponível no seu computador.

Clicamos no botão Próximo, depois no botão Finalizar.

Agora a máquina virtual já está criada e vamos iniciá-la, clicando duas vezes na imagem da máquina criada na parte esquerda da tela.

A máquina virtual vai ser ligada e iniciar a instalação do Windows, como vemos agora. Este processo vai demorar alguns minutos e você não precisa fazer nada enquanto isso, só aguardar a instalação terminar.

Após o término da instalação, você terá uma instância normal do Windows rodando no Virtualbox e aí é só acessar nosso site para baixar e instalar os apps normalmente.

A janela do Virtualbox poderá ser minimizada e outros apps no seu computador poderão ser usados normalmente, como vemos agora.

Experimente todas as funções do app baixando gratuitamente em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *